Saiba como criar o espaço ideal em sua casa para trabalhar confortavelmente, sem prejudicar a sua saúde.
Deve ter em conta que o corpo humano é um sistema. E qualquer parte afetada pode prejudicar o conjunto.
A postura adequada é fundamental para trabalhar com conforto e manter a concentração necessária às suas tarefas. Como tal, ao equipar o seu escritório deve ter atenção aos equipamentos, da cadeira ao rato do computador.
A temperatura ambiente, bem como os níveis de humidade e de ruído, também contribuem para o seu bem-estar geral e para a sua produtividade.
A temperatura recomendada para um escritório é de 24 °C ou 25 °C, no verão, e de 20 °C ou 21 °C, no inverno. No verão, privilegie a ventilação natural, procurando tirar partido da posição e da orientação das janelas e das portas, assim como da altura do dia. Evite a entrada do sol e de calor, utilizando cortinados ou estores, e promova uma ventilação cruzada.
Para manter a casa quente no inverno, instale portas e janelas energeticamente eficientes e reforce o isolamento das paredes e dos pavimentos. Pode ainda utilizar tapetes, cortinas térmicas ou duplas. Tudo isto melhora o conforto e evita gastar demasiado em aquecimento.
Para controlar a humidade é também preciso tomar medidas. Em excesso, a humidade propicia infeções respiratórias, alergias e asma. Se o ambiente estiver demasiado seco, pode conduzir a danos materiais e a um desconforto nas vias respiratórias, mucosas nasais e olhos.
O nível adequado de humidade relativa situa-se entre os 50% e os 60%.
Arejar o espaço ajuda a reduzir o excesso de humidade e de poluentes dentro de casa e a renovar o ar. Abra as janelas das várias divisões e promova correntes de ar, duas vezes por dia, durante, pelo menos, 10 minutos.
Quer mais conforto em casa? Mantenha a temperatura e os níveis de humidade ideais
A Organização Mundial de Saúde indica que se deve evitar ultrapassar os 55 decibéis de ruído contínuo, para assegurar uma boa qualidade acústica.
Para resolver problemas de excesso de ruído, poderá insonorizar o escritório, tirando partido de painéis de absorção acústica (paredes) ou revestimentos para o chão compostos de cortiça, madeira ou outro tipo de material isolante acústico.
As soluções de isolamento térmico otimizam geralmente o isolamento acústico. É o caso das janelas eficientes.
É ainda necessário cuidar de toda a envolvente do seu local de trabalho em casa, incluindo a luz, a cor e a natureza como elementos que ajudam a melhorar o conforto sensorial e visual do espaço de trabalho.
A luz natural favorece a produção de serotonina e de dopamina (funciona como um estimulante). A ausência de estímulo luminoso aumenta a melatonina (hormona envolvida na regulação do ciclo do sono e da vigília).
A falta de um ritmo luminoso adequado pode causar sonolência durante o dia e insónias durante a noite. É importante respeitar o ritmo da luz solar e cuidar de ter luz artificial adequada.
As cores das paredes, do teto ou dos objetos contribuem para despertar sensações muito diversificadas, como paz e sossego ou, pelo contrário, energia e vitalidade. Podem ser utilizadas para alterar a nossa perceção de espaço.
Combinar corretamente as cores é um aspeto essencial para criar um ambiente adequado. Embora estejamos a falar de algo muito subjetivo e pessoal, existem regras para acertarmos nas combinações de cores.
As cores, a sua composição e as combinações podem influenciar o estado de espírito do observador, podendo, por exemplo, despertar sentimentos de tranquilidade ou, pelo contrário, de maior vitalidade.
Já o efeito das plantas ao nível da purificação do ar é limitado, mas estes elementos têm muitos outros benefícios:
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