Muitos consumidores só percebem que têm uma conta à ordem que julgavam estar encerrada em seu nome ou um cartão de crédito que julgavam cancelado quando, no momento de pedir crédito, são confrontados com eles. Como é possível que tal aconteça?
É simples: para poderem avaliar o risco de conceder um empréstimo, as instituições de crédito têm à sua disposição todas as informações sobre a situação de crédito do consumidor que se lhes dirige. É o mapa de responsabilidades de crédito emitido pelo Banco de Portugal (BdP), um dos vários instrumentos a que as instituições de crédito recorrem para avaliar a situação de quem lhes solicita financiamento.
Situações de incumprimento – um simples cartão de crédito não cancelado em que é cobrada a anuidade, por exemplo – ou de grande exposição a crédito podem impedir o consumidor de contrair um empréstimo; ou, pelo menos, dificultar-lhe a vida a este nível. O consumidor também pode consultar este mapa para ter, de antemão, uma ideia das possíveis dificuldades que poderá ter ao pedir crédito e, quando possível, antecipar a resolução.
O documento está dividido em duas partes.
1. Informação detalhada da situação do consumidor, onde se pode encontrar, entre outros itens:
2. Quadro-síntese, onde se pode encontrar, entre outras informações:
Para verificar a sua situação de crédito, pode consultar o mapa na Central de Responsabilidades de Crédito ou dirigindo-se diretamente a um balcão do BdP.
Este mapa não é uma lista negra de devedores. Trata-se apenas da recolha de informação necessária para que a concessão de um crédito seja suficientemente segura à partida. Os dados periódicos dos consumidores nele presentes são mantidos pelo BdP durante cinco anos.
Saiba mais: Mapa de responsabilidades de crédito: o que é e como interpretar?