DECO PROTeste Casa - incendios em casa extintor obrigatorio

Segurança em casa: é obrigatório ter um extintor?

Acidentes acontecem e, em caso de incêndio, é importante controlar as primeiras chamas. Isso significa que é obrigatório ter um extintor em casa?

 

Um cigarro mal apagado, uma vela que cai, um curto-circuito no sistema elétrico... São vários os acidentes que podem levar à deflagração de um incêndio no interior de uma casa. Para controlar a situação enquanto espera pelo auxílio dos serviços de socorro, há algumas medidas que pode tomar. E um extintor, é obrigatório ter em casa?

Em que situações é obrigatório ter um extintor em edifícios?

Para efeitos de segurança contra incêndios, os edifícios estão classificados por categorias de risco. O que define a categoria de risco dos edifícios de habitação é a altura e o número de pisos abaixo do plano de referência (caves, garagens, etc.).

  • Risco reduzido: edifícios de altura igual ou inferior a 9 m (até cerca de três andares) e com um ou nenhum piso subterrâneo.
  • Risco moderado: edifícios de altura igual ou inferior a 28 metros (até cerca de nove andares) e até três pisos subterrâneos.
  • Risco elevado: edifícios com altura igual ou inferior a 50 metros (até cerca de 16 andares) e até cinco pisos subterrâneos.
  • Risco muito elevado: edifícios com altura superior a 50 metros (mais de 16 andares) e mais de cinco pisos subterrâneos.

Os edifícios de habitação de risco reduzido e moderado, ou seja, até nove andares de altura e três pisos subterrâneos, não têm de estar equipadas com extintores. No entanto, por serem meios de primeira intervenção e poderem ajudar a extinguir ou a controlar um incêndio antes da chegada dos meios de socorro, é recomendada a instalação de extintores nas frações autónomas e nas partes comuns dos prédios.

Já os prédios de risco elevado e muito elevado devem obrigatoriamente estar equipados com extintores devidamente dimensionados e adequadamente distribuídos. Para estes prédios, há coimas previstas em caso de ausência de extintores. O mesmo acontece se existirem extintores, mas os mesmos se encontrem mal instalados, ou em deficientes condições de funcionamento ou manutenção, ou com o prazo de validade expirado.

Que tipo de extintor comprar para casa?

Caso pretenda comprar um extintor para a sua casa, convém aconselhar-se com profissionais, uma vez que existem equipamentos específicos dependendo do combustível em que o fogo deflagre: papel, madeira, tecidos, gasolina, tinta, gás, óleo, etc. Um bom profissional saberá indicar-lhe o melhor extintor para o seu caso e como o instalar, bem como os cuidados de manutenção adequados.

No caso das partes comuns dos prédios de habitação, a responsabilidade pela implementação das medidas de segurança é do administrador do condomínio.