https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6988/1680176569_0.jpg?quality=80&mode=crop&anchor=top&width=1080&height=480

Férias: deixe a casa em segurança em 5 passos

Vai de férias? A casa vazia fica mais vulnerável a assaltos. Confirme os cuidados a ter para evitar surpresas desagradáveis.

 

As férias são essenciais para descansar, descontrair, “recarregar as baterias” para um novo período de trabalho ou escolar. Mas convém deixar a casa em segurança, para evitar que o regresso se torne um pesadelo.

Da fechadura da porta aos comportamentos mais adequados, apresentamos a seguir um plano em cinco passos para manter os amigos do alheio longe da sua casa.

1. Invista numa boa fechadura

Diz o ditado: “casa roubada, trancas à porta”. Para evitar cair nesta situação, antecipe-se e aposte numa boa fechadura para a porta da entrada. Também pode valer a pena colocar grades nas janelas.

2. Instale um sistema de segurança

Considere a hipótese de instalar um sistema de segurança ou contratar os serviços de uma empresa de vigilância. Lembre-se de que lhe pode ser exigida uma fidelização que ultrapassa largamente o período de férias.

3. Vá de férias primeiro, conte depois

Por muito tentador que seja espalhar aos sete ventos que vai de férias, não deve fazê-lo. Diga apenas a quem for necessário. O mesmo se aplica às redes sociais: evite publicar fotos e comentários acerca dos locais onde está. O mais seguro é mostrar por onde andou depois de voltar.

4. Iluda os ladrões

Lembra-se do filme “Sozinho em Casa”? Uma das estratégias da criança foi levar os ladrões a acreditarem que a casa estava habitada. Faça como o pequeno Kevin McCallister. Peça a alguém da sua confiança para, de vez em quando, retirar a correspondência da caixa do correio, acender as luzes ou abrir e fechar as janelas.

Outra medida simples é a colocação de temporizadores nas tomadas onde estão ligados os candeeiros de pé. Desde modo, as lâmpadas – de preferência, de baixo consumo - vão acender-se e apagar-se a horas diferentes.

5. Confirme tudo antes de partir

Imediatamente antes de sair de casa, reviste portas de acesso e janelas. Confirme se estão bem fechadas. Nas janelas de correr, depois de fechadas e trancadas, deixe um ferro na calha para impedir o deslize.