https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/7016/1683666451_0.jpg?quality=80&mode=crop&anchor=top&width=1080&height=480
iStock

Multirriscos: danos por água igual a inundação?

Para os seguros multirriscos-habitação, a água que provoca danos na sua casa não é toda igual. Saiba como distinguir as diferentes coberturas.

 

Tem a máquina de lavar loiça a trabalhar, quando percebe que a água que estava no interior do aparelho espalhou-se pela cozinha. Está a chover torrencialmente lá fora, e de repente começa a entrar água em casa pela fresta inferior da porta.

O resultado prático das duas situações pode ser semelhante: danos em casa provocados por água. Mas serão tratadas da mesma forma pelas seguradoras? Explicamos no que consistem estas coberturas do seguro multirriscos-habitação.

Danos por água: com origem no interior do edifício

Se a rede de distribuição de água e esgotos do edifício sofrer uma rutura, entupir ou transbordar, a seguradora paga os prejuízos causados aos bens seguros (paredes, chão, mobiliário, etc.).

Algumas apólices cobrem também as despesas com a pesquisa de avarias, a reparação dos canos e a reposição da situação inicial (pintura e azulejos). Noutras, a cobertura destas despesas tem de ser contratada à parte.

Os danos por infiltrações lentas de água, humidade, condensação e por torneiras abertas (exceto após um corte no abastecimento) estão excluídos.

Com a declaração amigável para danos por água, a gestão de danos noutra fração ou nas partes comuns em edifícios de apartamentos é relativamente simples e rápida. O lesado deve comunicar à sua seguradora o sucedido, que assume, por si só, o pagamento dos danos. Mais tarde, acerta as contas com a outra companhia.

Inundações: a água entra do exterior do edifício

A cobertura de inundações só pode ser acionada em caso de fenómenos naturais como trombas de água, queda de chuvas torrenciais, enxurradas, rebentamento de barragens, etc.

Além destes casos, a seguradora também cobre os danos causados em casa resultantes do rebentamento de diques e barragens, e do transbordamento dos leitos dos rios.

No entanto, não cobre danos causados a dispositivos de proteção, nem os resultantes da ação do mar.

Para ativar esta cobertura, a chuva deve atingir, no mínimo, 10 milímetros em 10 minutos.

Como escolher o melhor seguro multirriscos-habitação?

Caso pretenda contratar um seguro multirriscos-habitação, a DECO PROTESTE disponibiliza uma ferramenta que o ajuda a encontrar o melhor produto para si. Só tem de indicar as características da sua casa e as coberturas que pretende contratar. No topo da lista de resultados é destacada a recomendação para o seu perfil. Na página de detalhe encontra as principais coberturas da apólice, as franquias e os limites cobertos.