DECO PROTeste Casa - bricolagem dicas de seguranca trabalhos manuais
iStock

Bricolagem: 5 dicas para trabalhar em segurança

Seja o que for que tente fazer em casa, há sempre riscos para a sua integridade física. Siga as nossas dicas de segurança e trabalhe sem sobressaltos.

 

Da troca de uma lâmpada à instalação de um móvel alto, muito há sempre por fazer em casa. E poderíamos pensar num sem-número de arranjos, reparações, trabalhos de bricolagem... Para isso, tem de utilizar e transportar materiais, muitas vezes pesados ou perigosos, ou subir a alturas pouco recomendáveis.

Além do bom senso, que cuidados deve ter? Veja as nossas cinco dicas de segurança.

1. Cuidado com o escadote

Para manter o equilíbrio, posicione-se sempre com os dois pés apoiados no escadote. O desvio de um pé pode fazê-lo perder o equilíbrio.

Utilize calçado apropriado, não suba descalço ou com sapatos que escorreguem ou que potenciem o desequilíbrio. Os degraus devem estar secos.

Abra completamente as pernas do escadote, encaixando o travão para evitar que se fechem de repente. Não permita que outra pessoa se junte no escadote, nem o mova quando alguém estiver a usá-lo.

Não repare o escadote por conta própria, pois pode fazê-lo de forma incorreta.

2. Utilização de ferramentas

Nunca deixe uma ferramenta elétrica ligada se precisar de se ausentar da divisão onde estiver a trabalhar, ainda que por pouco tempo. Não o faça também se tiver de manusear ou mudar alguma peça, como, por exemplo, brocas, serras, lixas, etc.

Se detetar alguma anomalia, não utilize a ferramenta. Mande-a reparar o mais depressa possível, para evitar que a avaria se agrave ou provoque um acidente.

Durante a utilização, mantenha o cabo elétrico sempre atrás do aparelho, para evitar atingi-lo ou cortá-lo. Nunca pegue na ferramenta pelo cabo nem o puxe para o desligar da corrente elétrica.

Se vir que o cabo está dete­riorado, não tente protegê-lo ou isolá-lo com fita isolante. Dirija-se ao serviço de assistência técnica para que o substituam por um novo.

Se precisar de uma extensão, verifique se dispõe de ligação à terra e se o cabo tem, pelo menos, a mesma secção (grossura) que o do aparelho. Caso tenha dúvidas, confirme a medida inscrita no próprio cabo. Desenrole-o completamente antes de utilizar a extensão, para evitar pro­blemas de sobreaquecimento que podem dar origem a um incêndio.

3. Manuseamento de substâncias perigosas

Tenha cuidado ao usar solventes e substâncias voláteis. Sempre que possível, substitua-os por produtos que não sejam nocivos para a saúde. Por exemplo, é preferível optar por tintas à base de água.

Quando tiver de usar estes produtos, abra os recipientes apenas durante o tempo estrita­mente necessário, de preferência em locais bem ventilados ou no exterior. Deste modo, diminuirá a evaporação do produto e a concentração no ar de partículas nocivas, além de reduzir o risco de os entornar. Se tal não for possível, e sempre que as instruções de uso do produto o recomen­dem, proteja-se com uma máscara adequada para o nariz e a boca.

Evite que o pó atinja grandes concentrações no ar uti­lizando um aspirador à medida que desenvolve o seu trabalho. Algumas ferramentas dispõem de sistemas de aspiração incorpora­dos que facilitam o processo. Antes de varrer o pó, no final da tarefa, pulverize-o com água para que não se volte a espalhar no ar. O uso de uma máscara é indispensável.

Caso haja algum derrame, limpe-o de imediato. Assim, evitará que o produto se evapore e con­tamine o ar.

4. Transporte em segurança

Alguns objetos pesados têm um formato difícil para transporte. Procure alternativas para facilitar, como carros de mão, pinças, porta-cargas, rolos, cordas, etc. Se não tiver estas alternativas, peça sempre ajuda a terceiros, caso o objeto que quer transportar seja demasiado pesado.

Quando tiver de armazenar o objeto em causa, utilize um espaço arrumado e iluminado, que não estorve a passagem. Proteja todas as extremidades salientes. Se os acondicionar em estantes, certifique-se de que estão estáveis e fixas em estruturas sólidas, como paredes.

Guarde objetos pequenos em caixas ou cestos, para evitar longos tempos de procura.

5. Equipamento de proteção

Use o equipamento adequado, de acordo com a situação. Capacetes, óculos e máscaras de proteção podem ser fundamentais para proteger de pancadas devido à queda de objetos, salpicos ou pó. Por vezes, é preciso acrescentar a toda esta indumentária protetores antirruído. Luvas e joelheiras também podem ser necessárias. Utilize roupa velha e calçado adequado.